Por Thais Moreira Reis – Médica Veterinária e Coordenadora de Território de Minas Gerais
A papilomatose é uma doença infectocontagiosa de pele e mucosas, acometendo principalmente tetos, úbere, pênis, vesícula urinária e trato gastroinstestinal. É causada por vírus da família Papillomaviridae, mais conhecida como “verruga ou figueira”. Já foram descritos na literatura vários tipos diferentes de papilomas, causando diferentes lesões.
É uma doença com alta incidência nos rebanhos, podendo acometer até 30% dos animais em algumas propriedades, diminuindo a produtividade e provocando prejuízos como redução na produção leiteira, falha no manejo, custo com medicamentos e queda na eficiência reprodutiva. Os papilomas possuem aspecto desagradável e incômodo para os animais, aumentando seus níveis de estresse e consequentemente os níveis de cortisol, o que ocasiona essa queda na produção seja ela de leite ou corte e também doenças secundarias. Tendem a acometer animais jovens imunologicamente imaturos ou imunocomprometidos.
Algumas das sintomatologias são a perda de peso, baixo desenvolvimento, infecções secundárias, miíases, problemas reprodutivos e mastite, levando diretamente a perdas econômicas.
A Pteridium aquilinum é uma planta invasora que infesta o campo e possuem agentes imunossupressores. O consumo da samambaia pelo gado pode ocasionar o desenvolvimento de hematúria enzoótica e câncer de bexiga urinária. Bovinos que pastoreiam em áreas altamente infestadas por samambaia frequentemente são acometidos por papilomatose.
Alguns tratamentos são descritos, incluindo aplicação de diversos tipos de óleos, vacinas autógenas, ácidos orgânicos, compressão da verruga ou extirpação cirúrgica, hemoterapia e fio de cobre. No entanto, a eficácia de muitos desses métodos é limitada ou inexistente. Além disso, algumas opções, como as vacinas autógenas, apresentam um custo elevado, o que pode comprometer sua viabilidade prática.
A homeopatia tem conquistado um espaço cada vez mais sólido no mercado pecuário, destacando-se pelos resultados consistentes, facilidade de manejo e custo acessível. Nesse cenário, a HOMEO-VITA tem em seu portifólio o Papilomatose + Antiestresse, uma solução que vai além do tratamento e prevenção do papiloma bovino. O produto atua fortalecendo a imunidade, reduzindo o estresse e estimulando as defesas naturais dos animais, promovendo a eliminação das lesões de forma eficaz. Com uso diário, o Papilomatose + Antiestresse pode ser administrado na dose curativa de 50 g/animal/dia ou na dose preventiva de 20 g/animal/dia, adaptando-se às necessidades do manejo e garantindo o bem-estar e a saúde do rebanho.